terça-feira, 29 de março de 2011

O prazer de comer: mudando o foco (2)

Estava relendo uma antiga postagem onde eu comentava que a comida não era mais importante fonte de prazer para mim.

Posso rever minha opinião? Cheguei a uma conclusão: sou apaixonada por comida. Ela me encanta. Me encanta principalmente porque hoje a vejo com outros olhos, vejo como uma amiga querida, inseparável, que só vai me prejudicar se eu abusar dela.

É preciso entender a comida e fazer as pazes com ela, dar a ela o seu valor, pois ela é sagrada.

Dizem que não dá pra viver de amor, mas dá pra amar o que te faz viver, e essa relação é muito saudável e prazeirosa.

Eu queria ter o poder de inventar um óculos que fizesse as pessoas enxergarem a comida como ela realmente é e para que ela serve. Melhor ainda seria se esse óculos permitisse ver dentro de nosso corpo o que a comida faz por nós. Certamente ninguém mais comeria batata frita (a menos que tirasse o óculos...).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Como fazer o intestino funcionar

Prisão de ventre é um problema muito comum, mas nem sempre levado a sério.

Além dos sintomas óbvios, ocorrem outros problemas que não são percebidos. A prisão de ventre prejudica a absorção adequada dos nutrientes e a fabricação da serotonina. Está se sentindo desanimado, triste, sem auto-estima? Se falta serotonina, todo um sistema importante fica desequilibrado.

As paredes dos intestinos, estimuladas pela fricção das fibras alimentares, secretam a serotonina.

Para saber se você tem prisão de ventre, basta ver a consistência das fezes, que nunca devem ser duras.


Você já deve estar cansado de saber que precisa comer fibras e beber muita água para que o intestino funcione, não é mesmo? Mas algumas vezes isso não basta.


É necessário um ritual. Experimente as dicas que abaixo.


  • Beba um copo d'água cheio antes do café da manhã, de preferência em temperatura ambiente, ou até morna (se vc conseguir)
  • Tome seu café da manhã normalmente
  • Agora vem o grande macete: momento de relaxamento. Por pelo menos 20 a 30 minutos após o café da manhã não faça nada que deixe você tenso ou que exija esforço físico. Nesse momento, o ideal é sentar-se e ler alguma coisa. Até o simples ato de falar pode atrapalhar. Esse é um ótimo momento para ler os e-mails ou fazer algo parecido. Talvez por isso muita gente goste de deixar jornais e revistas no banheiro. Durante esse momento relaxante você poderá sentir que seu corpo está favorável a ir ao banheiro e conseguir, sem esforço, fazer algo tão vital: evacuar.
Talvez você prefira fazer esse ritual em outro horário, mas sempre deverá ser após as refeições, pois ao iniciarmos nossa refeição ativamos automaticamente todo o sistema digestivo, incluindo o trânsito intestinal.

terça-feira, 22 de março de 2011

Experimente experimentar

Esta vai para quem acha difícil seguir todas as dicas da dieta:

Para quem não consegue comer de 3 em 3h: experimente apenas cortar os alimentos ricos em amido (pão, massas, arroz, batata).

Para quem não vive sem arroz, massas, pão ou batata: experimente comer mais vezes em bem menor quantidade.

Para quem não consegue comer em porções pequenas (almoço/jantar): quem gosta de volume, prato cheio, a melhor opção são as fibras. Se não gosta de saladas verdes e outras hortaliças, utilize frutas, mas ponha tudo no prato para poder visualizar o volume que está comendo. Mas não esqueça de também comer proteínas.

Para quem se considera ansioso e pensa o tempo todo em comer: se for ficar beliscando, prefira alimentos ricos em fibra, pois manterão você ocupado por um bom tempo mastigando.

Para quem não gosta de verduras: então que coma frutas.

Para quem não gosta de frutas: então que coma verduras.

Para quem não gosta de frutas, nem verduras: ora, a variedade é tão grande, que acho impossível não existir nada que lhe agrade. Experimente outros tipos de preparo, outros temperos, etc. As leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, vagem) são uma boa opção, e os frutos secos também (castanhas, nozes, amêndoas, tâmaras, avelãs...).

sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma declaração de amor

Hoje quero falar do que sinto.

Desde que comecei minha dieta venho me apaixonando cada vez mais por comida, por nutrição, por saúde e pela sensação maravilhosa de ter o controle das rédeas. Hoje posso escolher se quero engordar ou emagrecer, pois sei o que fazer para isso acontecer.

Não há nada mais gratificante do que obter sucesso nos resultados.

Sim, tenho verdadeira paixão por comida. Gosto de cozinhar, gosto de me alimentar bem, gosto de lutar pelo equilíbrio.

A química é fascinante. Estou enfeitiçada pela máquina humana.

Eu era como a maioria de vocês antes. Já tinha perdido a fé, achava que uma dieta não funcionaria. Procurava um remédio. Meu objetivo era muito pequeno: eu só queria emagrecer. Um endocrinologista que me passasse uma droga qualquer, era nisso que eu me segurava.

Mas eu tive uma idéia melhor: tentar mais uma vez, e dessa vez tentar de verdade, sem tapiações. Vestir a camisa, como dizem. Como se faz isso? É necessário um pouco de obcessão, confesso. Pensar 24h em emagrecer, comprometer-se com a disciplina, focar no objetivo, jamais se trair... Sem inteligência, sem razão, sem consciência, não se consegue. Realmente, não é para qualquer um. Afinal, a comida é um vício como qualquer outro.

Também é necessário estudar. O aprendizado é eterno. Saber emagrecer é a solução. Remédio? Pílulas? Quando elas acabam, acaba o seu poder, e muitas vezes levam junto parte da sua saúde. O melhor remédio vem de dentro: é o conhecimento.

No início eu só queria emagrecer, mas eu consegui muito mais do que isso. Aprendi muito, ganhei muita força, muita confiança e descobri uma nova vocação: nutrição.

Mas de que serve a vocação sem um objetivo? Um sonho? Tenho me dedicado a prestar apoio e compartilhar o que aprendi com muitas outras pessoas. Mas o meu objetivo/sonho é que as pessoas que me procuram consigam os mesmos resultados que eu.

Estou tranquila em relação ao meu emagrecimento. Ainda não emagreci tudo que queria, mas é questão de tempo. A minha luta agora é para emagrecer os outros. Este blog não é para mim, é para vocês.

domingo, 13 de março de 2011

Combustível x nutrientes

Gosto de separar a comida dessa maneira (combustível e nutrientes), pois fica bem claro como se pode emagrecer sem desnutrição.

Combustível é para ser gasto. Nutrientes são para ser usados nas construção e manutenção das células.

Faltou mencionar a água, que serve como meio de transporte para tudo que entra ou sai do nosso organismo. Os nutrientes e as toxinas simplesmente escoam pelos nossos rios (veias) até chegarem ao seu destino.

Existem alimentos energéticos (combustíveis) e alimentos nutritivos. Os alimentos nutritivos são também um pouco energéticos, porém os energéticos nem sempre são suficientemente nutritivos. Vejamos alguns exemplos:

Pão - energético
Carne - nutritiva
Verduras - nutritivas
Frutas - nutritivas e energéticas (pois contém frutose, um tipo de açúcar)
Cereais integrais - nutritivos e energéticos (pois contém amido, um tipo de açúcar)
Feijões - nutritivos e energéticos (também contém amido)
Açúcar - energético

Quem quer emagrecer deve fornecer o máximo de nutrientes e o mínimo de combustível, para que o corpo retire o combustível da sua fonte reserva: as células adiposas (famosa gordura).

A falta de nutrientes causa doenças, debilita o sistema imunológico, afeta o funcionamento do metabolismo e ainda causa compulsões. O famoso "desejo" de comer determinados alimentos é um alerta de que o corpo não está sendo devidamente abastecido de nutrientes, e nem sempre aquele alimento tão desejado é o ideal para fornecer o que está faltando. O melhor é ter uma alimentação bem diversificada e colorida (obviamente refiro-me às cores naturais dos alimentos).

Mentiras e verdades sobre emagrecimento

Para emagrecer é necessário comer pouco
Verdade. Isso é inquestionável.

Comer pouco emagrece
Depende. Como falei acima, para emagrecer é necessário comer pouco, mas comer pouco só emagrece se você se sentir saciado e comer com frequência, caso contrário poderá ter compulsões e empacar o metabolismo.

Quando sentimos fome, significa que estamos emagrecendo
Mentira. Sentimos fome quando o estômago está vazio e começamos a acumular um hormônio chamado grelina. Neste momento nosso metabolismo fica mais lento e começamos a perder massa magra. Precisamos comer para reativar o metabolismo e poupar o gasto de massa magra.

Refrigerante diet engorda
Mentira. O refrigerante em si causa retenção de líquido, deixando você inchado e pesado, mas não é armazenado como gordura. Por outro lado, tomado em grande quantidade, aumenta o tamanho do estômago, criando um ambiente propício para grandes quantidades de comida.

Refrigerante normal engorda
Verdade, se for tomado em excesso, como qualquer alimento. Em pequena quantidade causará apenas retenção de líquido.

É possível emagrecer depressa
Verdade, mas para isso é necessário sacrificar a saúde, e ainda corre o risco de recuperar o peso que perdeu, pois o corpo ficará num estado de alerta para armazenar gordura assim que puder.

O único jeito de emagrecer é comendo menos calorias do que se gasta
Mentira. Calorias são apenas uma da variáveis do emagrecimento. Com a minha dieta você não precisa necessariamente se preocupar com calorias, porque estará se alimentando com coisas que nutrem em vez de engordar.

Carboidratos são proibidos para quem quer emagrecer
Mentira. O problema não está nos carboidratos. O problema está na falta de nutrientes em certos alimentos ricos em carboidratos. Se você come um alimento rico em nutrientes e que também fornece carboidratos, beleza. Frutas, verduras e cereais integrais também são fontes de carboidrato, mas ainda oferecem tantos outros nutrientes (fibras, vitaminas, minerais) essenciais para o bom funcionamento do organismo. O emagrecimento é consequência de um bom funcionamento da máquina humana, e para isso é necessário fornecer o que ela precisa, e carboidratos (combustível) na medida em que são gastos (e não a mais). Quanto menos você gasta, menos você precisa. Se você tem gordura no corpo e quer se livrar dela, precisa gastá-la, e isso só irá ocorrer se houver falta de outra fonte de combustível.
Engordamos com a idade
Verdade. Com o passar dos anos nossa musculatura começa a atrofiar, e com isso nosso metabolismo fica mais lento, portanto é necessário comer menos conforme ficamos mais velhos, a menos que a prática de exercícios seja intensa.

A dieta não está funcionando?

Seja honesto, não iluda a si próprio. Falo por experiência própria que é totalmente possível você ACHAR que está fazendo dieta, e na verdade não está.

Acha que come pouco, mas está mentindo para você mesmo.

Anote o que você come sempre, isso tende a sanar o problema.

Se você escolheu outra dieta diferente da minha, e ela não funciona, eu aconselho: siga a minha dieta, ela funciona. Se você for disciplinado e honesto consigo mesmo, obterá resultados parecidos com os meus.

Comer uma pequena porção de salada, depois uma pequena porção de comida, e depois uma pequena porção de sobremesa NÃO É COMER POUCO. Coma apenas UMA PEQUENA PORÇÃO com fibras e proteínas. Com a sobremesa, existem 3 opções: comer após 3h, não comer, ou comer apenas uma colherada pequena (só para sentir o sabor). Amém.

5 regras básicas

Pode parecer muito complicado e cansativo ler o blog todo e praticar o que mencionei. Mas é muito mais simples do que parece.

1. O que comer:
Raramente (1 refeição por semana, por exemplo): farinha (ou qualquer alimento rico em amido)
Moderadamente (todos os dias o mínimo possível): açúcar de qualquer tipo
Sempre, sempre, sempre (preferencialmente em todas as refições): fibras e proteínas

1.1. Fibras funcionam como uma esponja. Você lava louça com a esponja seca ou molhada? Conclusão? As fibras cumprem muito bem seu papel quando são acompanhadas de líquidos.
1.2. Proteína é o único nutriente do qual você não pode padecer.

2. Quando comer:
De 3 em 3h. Nunca antes de 2h, nunca depois de 4h. Abomine a sensação de fome.

3. Quanto comer:
Demorar o máximo para comer o mínimo. O objetivo é manter o estômago pequeno.

4. Sobre bebidas:
Café com ou sem leite - vai bem
Refrigerante - vai mal (causa retenção de líquido)
Bebidas alcoólicas - vão mal
Chá - vai bem
Leite - se for usado como refeição, vai bem, se for usado todo momento para matar a sede, vai mal
Suco - junto com as refeições, tem que ser pouco, no máximo 200ml

5. Estresse engorda (mesmo sem comer), e tentar curar o estresse com comida é ainda pior. Elimine o estresse da sua vida RESOLVENDO OS SEUS PROBLEMAS, e não criando um novo (a obesidade).