domingo, 13 de março de 2011

Combustível x nutrientes

Gosto de separar a comida dessa maneira (combustível e nutrientes), pois fica bem claro como se pode emagrecer sem desnutrição.

Combustível é para ser gasto. Nutrientes são para ser usados nas construção e manutenção das células.

Faltou mencionar a água, que serve como meio de transporte para tudo que entra ou sai do nosso organismo. Os nutrientes e as toxinas simplesmente escoam pelos nossos rios (veias) até chegarem ao seu destino.

Existem alimentos energéticos (combustíveis) e alimentos nutritivos. Os alimentos nutritivos são também um pouco energéticos, porém os energéticos nem sempre são suficientemente nutritivos. Vejamos alguns exemplos:

Pão - energético
Carne - nutritiva
Verduras - nutritivas
Frutas - nutritivas e energéticas (pois contém frutose, um tipo de açúcar)
Cereais integrais - nutritivos e energéticos (pois contém amido, um tipo de açúcar)
Feijões - nutritivos e energéticos (também contém amido)
Açúcar - energético

Quem quer emagrecer deve fornecer o máximo de nutrientes e o mínimo de combustível, para que o corpo retire o combustível da sua fonte reserva: as células adiposas (famosa gordura).

A falta de nutrientes causa doenças, debilita o sistema imunológico, afeta o funcionamento do metabolismo e ainda causa compulsões. O famoso "desejo" de comer determinados alimentos é um alerta de que o corpo não está sendo devidamente abastecido de nutrientes, e nem sempre aquele alimento tão desejado é o ideal para fornecer o que está faltando. O melhor é ter uma alimentação bem diversificada e colorida (obviamente refiro-me às cores naturais dos alimentos).

Um comentário:

  1. Voce é muito especial, explica tudo muito bem, dá animo pra gente, obrigado pelo seu blog.

    ResponderExcluir